terça-feira, fevereiro 28, 2006
A revista Atlântico que publicou agora o seu número 12 tenta ser um mensário de opinião ideológicamente comprometido com a direita liberal. A revista tem excelentes colaboradores ( Rui Ramos, Vasco Rato, João Marques de Almeida, Bernardo Pires de Lima ) e outros menos excelentes. Graficamente é cuidada, embora pudesse tornar-se mais fácil de ler. O desafio é corajoso. Mas terá leitores que a sustentem ? Ou pelo contrário viverá do BCP e dos outros (poucos) anunciantes ? Se assim for não durará muito. A questão está em saber que tipo de leitor a revista pode conquistar. O último número é um bom exemplo : um texto bom para três assim assim . Ao lado de um bom texto de Rui Ramos que põe o dedo na ferida ( estar à direita por onde passa o liberalismo) surge uma crónica irritante de Vítor Cunha estilo "fui a Veneza e desejei não mais voltar a Portugal" uma outra "já vista" de Pedro Lomba que conclui com a ladaínha do " Estado papão " e ainda outra , patética , de Maria Filomena Mónica que agora decidiu explorar o filão da autobiografia . E poderia continuar: belo texto de Carla Quevedo sobre a blogosfera ( simples e bem escrito) em confronto com uma pequeno ajuste de constas do director do Público com o Expresso e o DN. O resto é tudo muito "soft", um bocadinho "snob" e sem grandes golpes de asa. Ou a revista opta por um registo mais agressivo e por ventura mais polémico ou arrisca-se a ser uma espécie de Vértice à direita . E para isso não acredito que a torneira do BCP se mantenha aberta ...
quinta-feira, fevereiro 23, 2006
Benfica-Chelsea
O tom eufórico da imprensa espanhola ( mesmo a mais "castelhana" e menos barcelonesa, como o El Mundo) após a derrota do Chelsea com o Barça diz tudo o que lhes vai na alma acerca do "português" Mourinho. Não lhe perdoam ser bom treinador , ser ganhador, ter sucesso e no fundo ... ser português. Mas ou muito me engano ou os Messis, Ronaldinhos e companhia vão levar baile daqui a 15 dias em Camp Nou. E nos quartos vem aí um Benfica- Chelsea. É uma fezada...
quarta-feira, fevereiro 22, 2006
Nódoas
Nem que o Benfica jogue na 5ª divisão distrital há sempre uma rapaziada que espuma de raiva com as vitórias do glorioso . Exemplos : www.origemdasespecies.blogspot.com e www.acausafoimodificada.blogspot.com. Duas nódoas. A limpar rápido com benzina.
sábado, fevereiro 18, 2006
Ensino privado vs. ensino público
Vai por aqui um debate sobre ensino privado vs. ensino público. Justiça seja feita a quem o começou ( ou pelo menos por quem eu me dei conta ter começado) : Mr. D no Blogcafé http://www.nocafe.blogspot.com . Parte da discussão está abaixo nos comentários ao post anterior. E o resto no BlogCafé . Mas por hoje fecho a loja. A minha capacidade argumentativa não resiste, confesso, a um desaire ( ainda que episódico) do Glorioso.
sexta-feira, fevereiro 17, 2006
Bolonha
A ideia central em Bolonha é simples e é boa : equiparação. Quem inicia uma licenciatura na Holanda deve poder transitar a meio do curso para Portugal e acabar em Espanha ( o Erasmus já o faz ,em parte) . No mercado de trabalho os graus e diplomas devem valer o mesmo em todos os países da Europa. A circulação assim o exige. Depois vem outra ideia, também simples e boa : ligar sobretudo ao que se aprende e menos ao que se ensina. Só que aqui a porca torce o rabo. Temos docentes preparados para isso ? Não temos. Prevalece ainda a aula catedrática e o puro academismo na relação professor / aluno. Assim a mudança para Bolonha ( que não é tanto o 4+1, 3+2 ou 5+0 ) arrisca-se a ser uma farsa: muda tudo para que tudo fique na mesma.
quarta-feira, fevereiro 15, 2006
Coincidências
A informação vem no"anti-tripa" : ao longo da actual I Liga de futebol foram expulsos 11 jogadores de equipes que na jornada imediata jogavam com o F.C.Porto e mostrados 5ºs amarelos a 6 jogadores nas mesmas condições . Aposto que no próximo sábado, contra o Guimarães , Simão Sabrosa e Manuel Fernandes vão ver o 5º cartão amarelo e não jogam com o Porto. Apito das coincidências ?
terça-feira, fevereiro 14, 2006
Coerência
A defesa dos direitos cívicos deve ser intransigente. Contra os que querem limitar a liberdade de expressão na querela dos cartoons ( e não são os cartoons precisamente o exemplo do exagero e do sarcasmo como bem diz Paulo Gorjão ? ). Mas também contra os que querem limitar as garantias de processo penal no caso do Patriot Act. Ou não ?
Clash
A extrema direita e a História revisonista andam de braços dados. E a ligação a uma certa "arábia"também. Não admira agora esta história dos cartoons anti-judaicos e as declarações do embaixador do Irão em Portugal a propósito do Holocausto. O sinal dos tempos está na insanidade que tudo isto representa. Mas não traduz, julgo eu , um anunciado choque de civilizações. A civilização ocidental está muito presente em muitas partes do Islão. E as suas vantagens do ponto de vista social e económico são evidentes. É dificil o capitalismo conviver com o fundamentalismo islâmico ou com qualquer versão asiática de totalitarismo. Por isso e à medida que as vantagens do capitalismo moderado ( pelo Estado ) ou do estatismo moderado ( pelo capital) se fazem sentir nos países árabes, fica mais longe o anunciado "clash" civizacional. O que se passa é do reino da estupidez. Os radicalismos são estúpidos, mas felizmente são minoritários.