sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Bolonha

A ideia central em Bolonha é simples e é boa : equiparação. Quem inicia uma licenciatura na Holanda deve poder transitar a meio do curso para Portugal e acabar em Espanha ( o Erasmus já o faz ,em parte) . No mercado de trabalho os graus e diplomas devem valer o mesmo em todos os países da Europa. A circulação assim o exige. Depois vem outra ideia, também simples e boa : ligar sobretudo ao que se aprende e menos ao que se ensina. Só que aqui a porca torce o rabo. Temos docentes preparados para isso ? Não temos. Prevalece ainda a aula catedrática e o puro academismo na relação professor / aluno. Assim a mudança para Bolonha ( que não é tanto o 4+1, 3+2 ou 5+0 ) arrisca-se a ser uma farsa: muda tudo para que tudo fique na mesma.

3 Comentários:

Blogger Ricardo Leite Pinto disse...

Senhor Alexandre Dias Pinto( por facilidade utilizarei a abreviatura ADP)

Vamos por partes:
1. Em sede de desconsiderações prévias, a modos de tiro à peça, não sei quem ganha a palma. ADP mimoseia-me com vários epítetos: "inepto, queque, déspota e drogado". Vai larga e colorida a procissão!
2. Depois , do alto da sua intangível superioridade intelectual (já fui ver quem é
Wittgenstein, obrigadinho...) decide das minhas faculdades intelectuais (pois que sou um ignorante), das minhas convicções ideológicas (sou um empedernido neo-liberal), dos meus valores éticos (sou adepto da desigualdade entre os seres humanos) do meu estatuto social (sou "elitista") e até, pasme-se, da minha situação financeira ( sou "endinheirado"). E isto tudo sem me conhecer...É obra.
3. Com este pano de fundo, se um marciano olhasse para a conversa ficaria logo desconfiado. Um dos interlocutores é a verdadeira encarnação do Diabo! O que é um modo pouco simpático, reconheça-se, de se discutir o que quer que seja. Sobretudo quando, ou me engano muito ou não lhe tracei qualquer consideração de natureza pessoal.Mas enfim, bem me avisou o Paulo Gorjão que nesta coisas da blogosfera, onde sou novato, é preciso andar couraçado.
4. Só que quanto ao fundo da questão- e é isso que conta - ADP navega num encapelado mar de equívocos onde dificilmente alcançará o porto de abrigo que procura.Primo, porque não sustento a privatização da Educação( em todos os graus de ensino) em Portugal. Segundo porque também não cometo a injustiça de pensar que ADP é contra todo e qualquer ensino privado. O ponto está em reconhecer as vantagens ou inconvenientes, quer do ponto de vista teórico quer prático da "escola privada ou particular". Do ponto de vista téorico já percebi que estamos nos antípodas( a avaliar pelas suas considerações). Para ADP a escola privada é sinónimo de lucro e daí não sai.Nesse ponto sustento e mantenho que a sua argumentação é débil. Nem a escola privada é sinónimo de lucro nem nos podemos reduzir, na avaliação do ensino, a esse pressuposto ( que sempre seria limitativo). A questão está em saber, confrontando o modelo de ensino público com o privado, qual dos dois apresenta melhores resultados, ou seja, melhores indíces de aproveitamento escolar, melhor preparação dos alunos, maior eficácia na gestão dos recursos humanos e financeiros, maior exigência e resultados na investigação científica ( no caso do Ensino Superior).Por outro lado ADP não explica as razões pelas quais sustenta a superioridade do ensino público. A menos que seja um dogma ( e então a conversa não pode avançar) deverá apresentar fundamentos para se perceber porque é a escola pública teoricamente melhor. Mas do ponto de vista prático também a argumentação é ..zero. É certo que a sua argumentação incide no ensino básico e secundário( e dou-lhe razão porque tergiversei falando do superior) . Mas é justamente aí que a força dos factos fala contra ADP. São claramente melhores, em Portugal, as escolas privadas no confronto com as públicas. E será também a força dos factos que me leva a afirmar que as Universidades privadas são em regra melhores que as públicas. Nos EUA ou na GB assim é. Dir-me-à que não é isso que se passa entre nós. Não sei. Não há qualquer avaliação objectiva que dê resposta séria à pergunta: quais são as melhores ? Do que conheço e conheço alguma coisa, há algumas privadas bem melhores que as públicas. Mas espero que a avaliação internacional que este ano começa ( para as Universidades que se candidatarem ) possa dar-nos o retrato rigoroso.Até lá tudo não passa de apreciações subjectivas e ligeiras como aquelas que ADP apresenta como definitivas: betão, circo e jobs for the boys. Tão ligeiras ( mas apesar de tudo menos) como as minhas se eu dissesse que a universidade pública portuguesa é um coio de nepotismo e incompetência. E é por tudo isto que a barca argumentativa de ADP se arrisca a afundar sem ver sequer o almejado porto . O preconceito da superioridade do ensino público está bem enraizado entre nós. Os discípulos da revolução francesa( naquilo que, no plano do ensino, a revolução teve de pior) assentaram arraiais em Portugal há muitos anos e daqui não querem sair. Não sou um apóstolo do liberalismo ( e aquilo que sou interessa pouco para esta discussão) . Mas a experiência diz-me que o ensino privado ( em todos os seus graus) pode mostrar-se uma poderosa alavanca ( não seguramente a única) para modernizar Portugal e sobretudo alterar as miseráveis estatísticas do ensino português. E poderá até ajudar o ensino público a melhorar as suas "performances" e a corrigir erros e desperdício.
4. Este não é seguramente o meio adequado para esta discussão. Falta sempre espaço para aprofundar os argumentos.E sobra tempo para a desconsideração pessoal.E como a ignorância é atrevida não se admire ADP que eu volte ao tema se ao tema for aditado algum novo argumento que se veja.

5:17 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Fico completamente siderada com a ferocidade de alguns comentadores!
Como o Ricardo diz, e desde que se acautele a igualdade de oportunidades para todos, o que interessa são os resultados, desde que avaliados por comissões independentes, que tenham em conta todos os factores. Não tem sido essa a regra no ensino público, nem no privado.

6:35 da tarde  
Blogger Ricardo Leite Pinto disse...

Caro Alexandre
1.O debate encarrilou . Ainda bem .
2. Farei o que me pede no último PS quando algém me ensinar como é que se faz "copy paste" de comentários de uma caixa para a outra.
3.Voltarei ao tema com gosto. Mas depois do resultado do Benfica em Guimarães confesso que me falham todos os argumentos para o convencer da bondade do ensino privado . Talvez na terça-feira lá pelas 22 horas o estado de espírito seja outro...

11:24 da tarde  

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