terça-feira, fevereiro 14, 2006

Clash

A extrema direita e a História revisonista andam de braços dados. E a ligação a uma certa "arábia"também. Não admira agora esta história dos cartoons anti-judaicos e as declarações do embaixador do Irão em Portugal a propósito do Holocausto. O sinal dos tempos está na insanidade que tudo isto representa. Mas não traduz, julgo eu , um anunciado choque de civilizações. A civilização ocidental está muito presente em muitas partes do Islão. E as suas vantagens do ponto de vista social e económico são evidentes. É dificil o capitalismo conviver com o fundamentalismo islâmico ou com qualquer versão asiática de totalitarismo. Por isso e à medida que as vantagens do capitalismo moderado ( pelo Estado ) ou do estatismo moderado ( pelo capital) se fazem sentir nos países árabes, fica mais longe o anunciado "clash" civizacional. O que se passa é do reino da estupidez. Os radicalismos são estúpidos, mas felizmente são minoritários.

4 Comentários:

Blogger A.Teixeira disse...

Os radicalismos são minoritários, receio, porque, naquela como noutras sociedades, os produtores de ideias originais são sempre minoritários.

Mas quando essas ideias são sujeitas a um verdadeiro sufrágio
eleitoral, vencem-no, como aconteceu agora com o Hamas na Palestina.

Bem Vindo!!

4:34 da tarde  
Blogger Nuno disse...

Curioso é usarem os judeus como modo de protesto, ou seja, para os radicais islâmicos os judeus são a parte mais representativa do ocidente o que de certa forma acaba por ser o tal choque civilizacional tão falado só que entre os judeus e o islão.

4:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Com 20-30% e uma policia politica/religiosa com historial a minorias conseguem controlar as maiorias - Além disso as maiorias não são muitas vezes maiorias: Uns estão-se nas tintas, outros não concordam com o radicalismo mas concordam com a filosofia. Outros vão ou autoconvencem-se para ir com quem parece estar a ganhar. Depois há aqueles que discordam mas não fazem nada ou o fazem mas não é suficiente e depois há os que têm medo. No fim só tens uns loucos que estão dispostos a arriscar tudo ou quase tudo.

Lucklucky

8:04 da tarde  
Blogger Marco Oliveira disse...

O embaixador Iraniano podia falar da liberdade de expressão dos Baha'is no Irão (a maior minoria religiosa daquele país).

1 - Os baha'is iranianos são tratado como cidadãos de terceira categoria não merece comentário?
2 - E o facto de impedirem os baha'is de frequentar universidades públicas?...
3 - A destruição de locais sagrados baha'is no Irão?...

Afinal uma embaixador não serve só para falr de caricaturas e dizer disparates sobre o holocausto.

11:51 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial