domingo, maio 31, 2009
terça-feira, maio 26, 2009
segunda-feira, maio 25, 2009
Bastonários
Paula Teixeira da Cruz, como sempre frontal, pôs o dedo na ferida : a degradação da Ordem dos Advogados- e da classe- já vem do mandato anterior. As inomináveis pantominas do actual Bastonário são o corolário da situação deixada pela direcção precedente.
Provocações
Amigo benfiquista - águia de oiro e verdadeira enciclopédia "encarnada"- revelou-me a maior diferença de golos num resultado entre os três grandes : 12 - 2 do Benfica ao Porto. Avoengas ? Fraca consolação ? Talvez . Mas não era mau que quem está à frente do glorioso soubesse responder à letra às provocações de que se alimentam os " andrades"...
Vivam os políticos portugueses
Essa de dizer mal dos que fazem política , como se os políticos fossem muito diferentes da generalidade dos bons e maus portugueses... Pois bom número dos candidatos ao Parlamento Europeu são dos melhores portugueses que era possível encontrar : Vital é um publicista de eleição , Rangel um jurista notável, Laurinda Alves um excelente jornalista, Rui Tavares um historiador ímpar e talvez o melhor cronista da imprensa lusa... Queriam melhor ? Não conheço!
quarta-feira, maio 20, 2009
terça-feira, maio 19, 2009
segunda-feira, maio 18, 2009
domingo, maio 17, 2009
sábado, maio 16, 2009
A utilidade do conhecimento inútil
A origem do Instituto de Estudos Avançados, criado nos anos 30 na Universidade de Princeton, e que acolheria nomes como Einstein, Godel ou Neumann, resultou da extraordinária visão de um homem : Abrahan Flexner. Conseguiu convencer dois milionários de Nova Jérsia, os irmãos Louis Bamberger e Felix Fuld a desembolsarem 30 milhões de dólares para criar um novo tipo de academia dedicado à "utilidade do conhecimento inútil". E foi assim que foram chegando a Princeton , pagos a peso de oiro, as grandes sumidades do pensamento matemático de todo o mundo ( o nazismo ajudou, claro...). Um Instituto criado e financiado para que os maiores cérebros do mundo se dedicassem exclusivamente a não fazer nada . Ou seja : uma academia onde os cientistas eram metodicamente afastados de qualquer trabalho útil para ... se dedicarem a pensar . A tal ponto que quando Neumann faleceu, a sua grande criação , o primeiro computador do mundo, foi discretamente transferido do Instituto...
sexta-feira, maio 15, 2009
Direito à vida ou liberdade religiosa ?
Ora leiam : em 3 de Setembro de 1994 , Marcos A.V. uma rapaz de 13 anos que vivia em Ballobar ( Huesca) com os pais, caiu da sua bicicleta. Na altura ninguém deu muita importância ao acidente . A 8 de Setembro o rapaz começou a sangrar do nariz e foi levado para um Hospital da zona. Após exames , avaliações e ponderações várias os médicos prescreveram uma transfusão de sangue. Nesse momento os pais do menor manifestaram educadamente que a sua religião era a das "Testemunhas de Jeová " que proíbe as transfusões de sangue e perguntaram se havia algum tratamento alternativo. Os médicos disseram que não conheciam nenhum tratamento alternativo, negaram-se a conceder a alta que os pais solicitaram e pediram a um juiz que autorizasse a transfusão. Os pais apesar de não concordarem com o procedimento dos médicos nada fizeram para impedir o cumprimento da decisão do juiz. Quando os médicos procuraram realizar a transfusão já autorizados pelo Juiz , Marcos que professava a mesma religião dos pais, ficou aterrorizado reagindo com excitação e violência, o que na opinião dos médicos poderia precipitar uma hemorragia cerebral. Fracassadas as tentativas de convencer Marcos os médicos viraram-se para os pais tentando que estes convencessem o filho. Os pais negaram-se a fazê-lo alegando que tal como eles Marcos acreditava que Deus não autorizava transfusões de sangue nem mesmo em situações de perigo para a vida. Posta de parte a hipótese de anestesiar Marcos para realizar a transfusão - desaconselhada por razões médicas- os médicos decidiram então dar-lhe alta para que os pais procurassem um tratamento alternativo. Estes levaram-no para casa . Três dias depois perante o agravamento da sua saúde regressaram a outro Hospital e ainda a outro , ambos reiterando a necessidade da transfusão. Contudo nenhum destes Hospitais tentou realizá-la em vista da expressa oposição de Marco e dos pais.Regressaram de novo a casa . Como Marco piorasse a olhos vistos uma nova decisão de outro Juiz autorizou a entrada no seu domicilio de uma equipa médica para o transportar afim de lhe ser efectuada uma transfusão de sangue. Assim aconteceu no dia 14 de Setembro tendo Marco chegado ao Hospital de Zaragoza já com hemorragia cerebral. Morreu no dia seguinte. Os pais de Marco foram acusados de homicídio e julgados no Tribunal de Huesca. O Supremo Tribunal , em recurso, anulou essa sentença e condenou-os pelo crime de homicídio , embora com a atenuante de se encontrarem em estado obsessivo. Os pais recorreram para o Tribunal Constitucional . Finalmente em 2002 o Tribunal Constitucional espanhol resolver anular a sentença do Supremo e absolver os pais de Marco de qualquer crime, alegando que eles exerceram o direito fundamental à liberdade religiosa . É um problema clássico de conflito de direitos : direito à vida ou o direito à liberdade religiosa ?